segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Rede Globo vai promover mais eventos evangélicos em 2013


Segundo nota da coluna Outra Canal, do site da Folha, a Globo vem estreitando relações com a comunidade evangélica. Na semana passada, a emissora recebeu visita no Projac (RJ) de representantes da Confederação dos Conselhos de Pastores do Brasil, comandados pelo pastor Robson Rodovalho, fundador da Comunidade Sara Nossa Terra.

Na pauta da conversa estavam a aproximação da programação da Globo com o pensamento evangélico e a promoção de eventos religiosos por parte da emissora.

Um passo grande nesse sentido foi dado com o Festival Promessas, show com nomes da música gospel, que neste ano será exibido no dia 15 de dezembro, como parte dos especiais de fim de ano da Globo.

A emissora pretende também promover em 2013 uma agenda de vários eventos ligados ao Festival Promessas, que terá quatro edições regionais e uma nacional.

Participaram da visita à Globo 16 pastores, entre eles Jabes de Alencar, da Assembleia de Deus de São Paulo. No próximo dia 29, um representante da Globo comparecerá a um encontro entre pastores do país todo, que será realizado em Brasília.

“Vemos essa aproximação da Globo como um exemplo de maturidade em nome do interesse da sociedade”, disse à Folha o pastor Robson Rodovalho.

Fonte: Folha

Minha matutada nesse assunto:

Vejo com muitas reservas essa aproximação. A Rede Globo tenta de várias formas se aproximar do público evangélico, não porque está concordando com algumas de suas doutrinas, o objetivo é totalmente mercadológico, afinal é um mercado em ascenção.

Com a mesma naturalidade que a Globo trata com os evangélicos, trata com outros segmentos. Até ai tudo bem, afinal ela precisa ser plural. Existe, no entanto, um diferencial: as veiculações tanto em notícias quanto em novelas globais, dos evangélicos, via de regra são depreciativas.

A Rede Globo seduz líderes e o grande público com alguns "pratos de lentilhas" e assim segue conquistando o seu espaço. Lembremos que "há caminhos que ao homem parece direito, mas o fim deles são caminhos de morte". Por isso, todo cuidado é pouco, com esse falso amigo.

E por fim, quem a Rede Globo para promover eventos para os crentes? Quem tem que promover qualquer programação para os evangélicos, são as igrejas da qual cada um faz parte.
FONTE: BLOG DO FRANCISCO

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Chuva ameniza a seca na região de Afrânio e marca diplomação de prefeitos

A seca e o calor do sertão de Pernambuco deram na tarde de terça-feira (11), lugar a chuva na região de Afrânio, marcando a posse dos prefeitos, Lúcia Mariano (PSB) e Roniere Reis (PSB), dos municípios de Afrânio e Dormentes, respectivamente, além dos vices, vereadores e suplentes. Com rajadas de vento, alguns raios e trovões, a chuva passou pelo Distrito de Rajada e ficou mais intensa entre a localidade de Arizona e na cidade sede da diplomação dos políticos que foram eleitos no último mês de outubro. Em um ano de estiagem, que tanto castiga a população sertaneja, a precipitação chegou como forma de amenizar os transtornos causados pela estiagem, que afeta principalmente os produtores rurais.

fonte: Blog do Banana

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Oscar Niemeyer morre no Rio de Janeiro aos 104 anos de idade


Uma missa será rezada no hospital onde o arquiteto ficou um mês internado. Depois, o corpo segue para Brasília, onde será velado, e volta para o Rio de Janeiro, onde será velado e enterrado.

No Rio de Janeiro, o Sambódromo. Em Brasília, a belíssima capital. Marcos das duas cidades, e a genialidade exposta a céu aberto. Obras de Oscar Niemeyer, o poeta da curva.
O arquiteto morreu na quarta-feira (5) à noite aos 104. O corpo vai ser sepultado na sexta-feira (7), no Rio de Janeiro.
Oscar Niemeyer faleceu às 21h55. A esposa dele, Dona Vera, estava ao lado do marido. O último mês de vida ele passou no hospital e impressionou os médicos pela força de vontade de viver.
Até os últimos momentos ele permaneceu lúcido, só perdeu a consciência na quarta de manhã. E falava em novos projetos, novos trabalhos.
O corpo será levado para Brasília, onde será velado no Palácio do Planalto. Ele volta à noite para o Rio de Janeiro, onde será velado no Palácio da Cidade. O prefeito Eduardo Paes decretou luto de três dias. Ele será enterrado no Rio.
Oscar Niemeyer estava internado desde o dia 2 de novembro em um hospital na Zona Sul do Rio. Segundo a equipe médica, o estado de saúde de Niemeyer piorou nos últimos dois dias.
O médico Fernando Gjorup, amigo do arquiteto, fez o anúncio oficial. “Oscar Niemeyer vinha, desde ontem, apresentando sinais de nos exames laboratoriais piora e infecção respirat[oria. Hoje pela manhã, apresentou insuficiência respiratória, teve que ser entubado, ventilado por aparelho, e agora à noite ele não tolerou e veio a falecer às 21h55. Ele não falava sobre morte. Nunca falou. Ele falava em viver”, disse.
O arquiteto manteve o bom humor e a lucidez até um dia antes de morrer. “Ele só falava quando ele estava melhor. Ele pedia: ‘Preciso ir para casa. Eu estou cheio de coisa atrasada para fazer. Quero tomar vinho e preciso acabar alguns projetos’. Estamos todos muito sentidos e vamos sentir muita falta deste homem, deste brasileiro, deste modelo do tio. De tudo o que ele foi para o país e para família em especial”, lamentou o sobrinho Paulo Niemeyer.
Peter Gasper é cenógrafo e iluminador. Fez mais de 40 projetos com Oscar Niemeyer, no Brasil e no exterior. “Tem muitas obras ainda em andamento. Eu fico realmente honrado em ter sido amigo dele. Honrado em ter trabalhado com ele e honrado em continuar a trabalhar com ele. Ele se foi, mas eu continuo trabalhando com ele”.
O arquiteto Lauro Cavalcanti é o maior especialista em Niemeyer no Rio e também um grande amigo do arquiteto. “Tinha uma coisa muito ligada no trabalho dele, claro, mas também ligadíssimo em política, na vida, interessado nas coisas. Eu acho que a longevidade dele deu-se pela genética, mas também por este interesse vital nas coisas”.
O prefeito Eduardo Paes decretou luto oficial de três dias pela morte de Niemeyer. “Eu acho que a gente perdeu o um grande brasileiro, uma pessoa que a vida inteira acreditou até o fim nos seus ideais. Há três, quatro meses atrás ele só falava de futuro, só falava de projetos. E acho que Oscar é um revolucionário. É um homem que transformou”, afirmou.
O amigo Chico Buarque não quis gravar entrevista, mas divulgou a seguinte nota: “Oscar Niemeyer teve uma vida muito bonita. Foi um dos maiores artistas do seu tempo e um homem maior que a sua arte”.
Parentes e amigos de Oscar Niemeyer chegam a todo o instante ao hospital. A esposa do arquiteto, Dona Vera Lúcia, disse que haverá uma missa no próprio hospital.
Só depois disso o corpo deve ser levado, a princípio, ao Aeroporto Santos Dumont, onde embarca em um voo fretado para Brasília, para o velório, que acontecerá no Palácio do Planalto.
Ainda nesta quinta-feira o corpo será levado de volta para o Rio de Janeiro. Na sexta-feira, ele será velado no Palácio da Cidade. O enterro será no Cemitério São João Batista, na Zona Sul da cidade.

sábado, 1 de dezembro de 2012

Empresa de cartão de crédito testa sistema de pagamento pelas digitais


Cartões de crédito em formatos tradicionais, feitos de plástico, parecem definitivamente ser coisa do passado. Os funcionários da Discover Financial Services Inc., uma empresa de cartões bastante conhecida nos EUA anunciou que já está em fase de teste a possibilidade de as pessoas pagarem as contas usando apenas as digitais.
Esse novo sistema de pagamento já pode ser visto em funcionamento na sede da empresa, num sistema desenvolvido em parceria com a empresa francesa de segurança biométrica Natural Security. O projeto que será posto a prova nos próximos três meses, já havia utilizado centenas de funcionários da Discover para testar novas tecnologias, incluindo várias opções de pagamento “sem contato”, usando para isso simplesmente o toque.
O pagamento pelas digitais será testado com cerca de 350 funcionários. Cada um deles teve suas digitais escaneadas e transformadas em um número que pode ser interpretado pela máquina. Os funcionários receberam também um chaveiro que contém um chip que registras as informações sobre a sua conta do cartão de crédito e de sua impressão digital.
As pessoas simplesmente vão até o restaurante da empresa e na hora de pagar colocam o dedo indicador em um leitor que busca o sinal emitido pelo chaveiro e concluem a transação comercial. Uma das possibilidades do sistema, no futuro, é usar as digitais para abrir e ligar carros.
Segundo a empresa Natural Security, que ajudou a desenvolver a tecnologia, o usuário precisará registrar as impressões digitais em seu banco, de quem receberá um cartão especial.
Na França, já foram realizados testes do sistema, com sucesso, nas cidades de Villeneuve d’Ascq e Angulema. Segundo seus criadores, a tecnologia pode ser aplicada no futuro para diminuir a necessidade de manuseio de cartões, o que oferece além da rapidez um benefício da segurança.
Troy Bernard, chefe global do departamento de pagamentos da Discover, disse que sua empresa está investindo em várias tecnologias de pagamento que usam a biometria, leitura de digitais e de retina, que não podem ser falsificadas. 
Fonte: Chicago Tribune e End Time News with Prophecy.

Dilma destina 100% dos royalties das novas concessões de petróleo para a educação

Ministros anunciam vetos ao projeto de lei sobre distribuição dos royalties do petróleo. Foto: Edezio Junior/PR

A presidenta Dilma Rousseff vetou parcialmente o projeto de lei aprovado pelo Congresso que modificava a distribuição dos royalties do petróleo e decidiu que 100% dos royalties provenientes dos contratos futuros de exploração de petróleo serão investidos em educação. Uma medida provisória com as mudanças será enviada ao Congresso na próxima semana.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira (30), durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto, pelos ministros da Educação, Aloizio Mercadante; da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; de Minas e Energia, Edison Lobão; e de Relações Institucionais, Ideli Salvatti. Mercadante explicou que, além de 100% dos royalties futuros, 50% dos rendimentos do Fundo Social também serão voltados para a educação. Segundo ele, o objetivo é deixar um legado para as gerações futuras.
“Só a educação vai fazer do Brasil uma nação desenvolvida, ela é o alicerce do desenvolvimento e se o pré-sal e petróleo são o passaporte para o futuro, não há futuro melhor do que investir na educação dos nossos filhos, dos nossos netos, do conjunto do povo brasileiro”, disse o ministro.
A ministra Gleisi Hoffmann explicou que os vetos preservam os contratos já firmados e mantêm a atual distribuição dos recursos provenientes do petróleo. Segundo ela, os vetos tiveram como diretriz o respeito à Constituição e aos contratos estabelecidos. Para os contratos futuros de exploração de petróleo, a presidenta optou por manter as novas porcentagens de distribuição entre estados e municípios produtores e não-produtores previstas na lei aprovada pelo Congresso.
“O veto ao artigo 3º resguarda exatamente os contratos estabelecidos e também tem o objetivo de fazer a readequação, ou seja, a correção da distribuição dos percentuais dos royalties ao longo do tempo (…) quanto às demais intervenções na lei, a presidenta procurou conservar em sua grande maioria as deliberações do Congresso Nacional, garantindo, contudo, as distribuição de recursos para a educação brasileira”, afirmou.
fonte: blog do planalto 

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Sertão tem cinco escolas com as piores notas do ENEM 2011

Escolas de Petrolina, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Triunfo e Dormentes (todas no Sertão) estão na lista das dez escolas com as piores notas em Pernambuco no Exame Nacional do Ensino Médio do ano passsado (Enem) no ano de2011. A pior nota ficou com a Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, de Dormentes. Na unidade, onde muitos alunos precisam conciliar a rotina dos estudos com o trabalho no campo, a nota no exame foi de 407,66 pontos - com uma taxa de participação de 54,04%.
Entre as dez piores notas, a segunda colocada é a Escola Monsenhor Luiz Sampaio, de Triunfo, que obteve média de 425,65 pontos.
No ranking das dez piores notas, todas são escolas públicas estaduais, incluindo uma escola de referência situada em Rio Formoso. Além de Dormentes e Triunfo, na lista também aparece a Escola Estadual Napoleão Araújo EFM de São José do Belmonte (4° lugar), Escola Regina Pacis de Santa Cruz da Baixa Verde (5° lugar) e as escolas Professor Manoel Xavier Paes Barreto e Dom Malan, ambas de Petrolina, na 6ª e 10ª posições, respectivamente. Ainda no ranking das piores está a Escola Santa Cruz, de Santa Cruz da Baixa Verde, que ocupa a 15ª colocação.

FONTE: Carlos Brito

Justiça nega pedido de retirada de ‘Deus seja louvado’ das notas de real

A Justiça negou ontem (29) o pedido para retirar a expressão “Deus seja louvado” das cédulas do real feito pelo Ministério Público Federal de São Paulo.
Segundo a decisão judicial, a menção a Deus nas notas do real “não parece ser um direcionamento estatal na vida do indivíduo que o obrigue a adotar ou não determinada crença”, afirma a decisão sobre a ação. “Assim como também não são os feriados religiosos e outras tantas manifestações aceitas neste sentido, como o nome de cidades”.
No início de novembro, o Ministério Público de São Paulo entrou com uma ação civil pública para pedir que as novas cédulas de real passassem a ser impressas sem a expressão “Deus seja louvado”.
O pedido, feito pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, afirma que a existência da frase nas notas fere os princípios de laicidade do Estado e de liberdade religiosa.
O Banco Central defende que este tema deve ser debatido pelo Conselho Monetário Nacional e que há “inexistência de verossimilhança das alegações e [...] que estas não violam os princípios constitucionais do Estado Laico e da liberdade religiosa”.
“Após tantos anos de utilização da expressão ‘Deus seja louvado’ nas cédulas do meio circulante nacional, pode-se dizer que o povo brasileiro já se acostumou a tal expressão. [...] Acreditamos que, considerando-se o costume e a religiosidade do povo, se a expressão for retirada, haverá uma quantidade de reclamações superior à quantidade que atualmente chega ao Banco Central, com manifestação contrária a sua presença”, afirmou o BC em ofício de fevereiro desta ano.
O pedido de retirada da expressão causou polêmica sobre a possível alteração das notas de real. Um dos críticos foi o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que foi responsável por incluir a frase nas cédulas da moeda brasileira quando foi presidente da República, em 1986. Sarney classificou a ação como “falta do que fazer” do Ministério Público.
A Igreja Católica também criticou a ação. “Questiono por que se deveria tirar a referência a Deus nas notas de real. Qual seria o problema se as notas continuassem com essa alusão a Deus?”, afirmou dom Odilo Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, em nota.
“De fato, não foi consultada nenhuma instituição laica ou religiosa não cristã que manifestasse indignação perante as inscrições da cédula e não há notícia de nenhuma outra representação perante o Ministério Público neste sentido”, reconhece a decisão judicial da 7ª Vara sobre a questão. “A alegação de afronta à liberdade religiosa não veio acompanhada de dados concretos, colhidos junto à sociedade, que denotassem um incômodo com a expressão ‘Deus’ no papel-moeda.”
Fonte: Folha de São Paulo

Record promete atacar diretor do TV Xuxa após polêmica com Pica Pau


RIO DE JANEIRO - Renato Aragão não ficou muito feliz com a decisão da Globo em tirar da grade seu programa. Há dois anos no ar, o humorista acreditava que ainda tinha muito para apresentar com as “Aventuras do Didi”.

“Estava feliz com 'Aventuras do Didi', mas tenho que atender a decisão da casa”, contou à revista “Caras”.
O cearense, entretanto, já definiu seu novo projeto na emissora. “Em fevereiro começo a gravar um telefilme de 70 minutos. Para mim é um novo desafio”, afirmou.
Apesar disso, ainda não há nada resolvido com relação a um novo formato estrelado pelo “trapalhão”. “Fui convocado para, a partir de abril, realizar novos projetos, além do ‘Criança Esperança’, que permanece.”
Na quinta-feira (29), ele gravou as últimas cenas do programa ao lado do elenco do humorístico, que sairá do ar no dia 3 de fevereiro.
A direção geral de entretenimento da TV Globo não revelou os motivos que levaram o canal a tirar o projeto da grade. Em nota oficial, a emissora disse apenas que o apresentador já começou a planejar participação em novos projetos.
Além de “Aventuras do Didi”, o “Casseta e Planeta Vai Fundo” também não ganhará mais nenhuma temporada.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Começam inscrições para vestibular das escolas técnicas de Pernambuco


São 3.510 vagas, para 19 opções de cursos, em 25 escolas.

Cursos são voltados para jovens concluintes do ensino fundamental.

Tiveram início, nesta terça-feira (13), as inscrições para o vestibular dos cursos integrados da educação profissional das escolas técnicas de Pernambuco. Os candidatos devem procurar osite da Secretaria de Educação do estado, até o dia 30 de novembro. As inscrições são gratuitas.

Ao todo, estão sendo disponibilizadas 3.510 vagas, para 19 opções de cursos ofertados pelas 25 escolas técnicas de Pernambuco. Os cursos técnicos integrados são voltados para os jovens  concluintes do ensino fundamental que queiram, além de concluir o ensino médio, obter um diploma de formação técnica profissional. Os cursos têm duração de três anos.
No site da Secretaria de Educação, os estudantes vão preencher um cadastro com informações pessoais – é preciso ter CPF e um e-mail válido. As provas serão realizadas online, entre os dias 10 e 20 de dezembro de 2012, conforme data e local informado ao estudante no momento do cadastro.

Os cursos ofertados são de administração, redes de computadores, agropecuária, comércio, comunicação visual, design de interiores, edificações, hospedagem, informática, informática para internet, logística, manutenção e suporte em informática, meio ambiente, multimídia, nutrição e dietética, programação de jogos digitais, redes de computadores, registro e informações em saúde e vestuário.
No dia da prova, o candidato deve chegar ao local de realização com 30 minutos de antecedência, portando documento oficial de identificação com foto. O exame é composto por 20 questões - dez de português e dez de matemática - que devem ser respondidas dentro de uma hora.

O resultado deve ser divulgado no dia 21 de dezembro. As aulas começam em 2 de fevereiro. Outras informações podem ser obtidas através dos números (81) 3183.9860 ou 3183.9850.

Confira os gabaritos do segundo dia da terceira fase do seriado da UPE


Lista dos classificados deve ser divulgada até o dia 30 de janeiro de 2013.
Provas foram de biologia, química, física, história, geografia e sociologia.

A Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou o gabarito do segundo dia de provas da terceira fase do vestibular do Sistema Seriado de Avaliação (SSA). Nesta segunda (12), os estudantes responderam a 58 questões das disciplinas de biologia, química, física, história, geografia e sociologia.
Confira aqui o gabarito.
No domingo (11), os alunos responderam a 42 questões das disciplinas de língua portuguesa, matemática, língua estrangeira e filosofia, além da redação. O número de abstenções nesta segunda (12) foi de 9,63% - dos 10.616 inscritos, 1.022 faltaram. O primeiro dia de provas registrou abstenção de 9,11% - dos 10.616 inscritos, 967 faltaram neste domingo. A lista dos classificados deve ser divulgada até o dia 30 de janeiro de 2013.No vestibular seriado da UPE, o candidato é avaliado no final de cada série do ensino médio. A universidade oferece 3.470 vagas em cursos de graduação, sendo 2.776 vagas no vestibular e 694 no SSA, número que corresponde a 20% do total ofertado pela instituição para o ano de 2013. Os candidatos que se inscreveram para tentar uma vaga por meio do vestibular farão as provas nos dias 25, 26 e 27 de novembro.

Ao todo, são 20 locais de prova para a terceira fase do sistema seriado, distribuídos nas cidades do Recife, de Olinda, Camaragibe, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Nazaré da Mata, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Palmares e Serra Talhada.

Do G1 PE

Padre é preso por suspeita de pedofilia em Cabrobó, Sertão de PE

Religioso de 41 anos foi autuado em Floresta, também no Sertão.
Pároco é investigado desde 2008, acusado por várias vítimas, diz polícia.

Um padre de 41 anos foi preso nesta quarta-feira (15), em Floresta, município a 432 quilômetros do Recife, no Sertão de Pernambuco, por suspeita de pedofilia. De acordo com a assessoria de imprensa da Gerência de Polícia do Sertão, a operação foi realizada em parceria entre policiais civis e militares, que autuaram o religioso em uma fazenda na zona rural de Floresta.
Segundo o delegado Moary Drumond Pimenta, a prisão preventiva foi solicitada pelo Ministério Público, através da comarca de Cabrobó. “Faz mais de dois anos que estamos com esse procedimento, o inquérito foi para a Justiça, voltou, foi para o MP e retornou novamente. Hoje pela manhã recebemos o decreto da Justiça de Cabrobó. Não houve resistência à prisão, ele acompanhou os policiais de maneira tranquila”, comentou Pimenta. O delegado disse ainda que não poderia dar maiores informações, pois o processo segue em segredo de Justiça.
Ainda de acordo com a assessoria, o pároco, natural de Sanharó, no Agreste do estado, vem sendo investigado desde 2008 e foi acusado por várias vítimas. Ele foi encaminhado para a cadeia pública de Cabrobó, onde atuava na época em que foram feitas algumas das acusações, e está à disposição do poder judiciário.
De acordo com o padre Jorge Botta, chanceler da Diocese de Floresta, o padre trabalha para a diocese, mas não estava à frente de nenhuma paróquia.

Explosões da transposição racham casas novas dos agricultores em PE


Em Sertânia, 39 casas trincaram e não chegaram nem a ser habitadas.
Agricultores esperam receber terrenos para começar a plantar.

Quando soube que a água do Rio São Francisco chegaria ao Sítio Barreiro, em Sertânia, no Sertão de Pernambuco, a agricultora Imaculada Maria da Silva pensou com alívio na família e nos animais. Mas, em vez de água correndo, viu a moradia construída pelo marido ser abalada cada vez que um estrondo ecoava da obra da transposição e ganhar rachaduras. Imaculada é uma das sertanejas que já teve a vida modificada pela obra de transposição, como mostra a terceira reportagem do NETV 2ª Edição sobre a transposição.
Em muitos trechos do Sertão, como na cidade de Custódia, o solo é de pedra e, para abrir caminho para a água passar, os operários tiveram que usar explosivos. Isso gerou consequências que vão muito além da construção dos canais. A quantidade de pedras arrancadas do chão revela os efeitos das detonações. Elas são necessárias e continuam acontecendo, às vezes perto, às vezes longe das vilas.
Na Vila Junco, em Cabrobó, a agricultora Luíza Isabel dos Santos até se deu o direito de fazer um jardim. “A água aqui é imensa", ela diz (Foto: Reprodução/TV Globo)
Na Vila Junco, em Cabrobó, a agricultora Luíza Isabel dos Santos até se deu o direito de fazer um jardim. “A água aqui é imensa", ela diz 

Muitas pessoas tiveram que deixar suas casas porque os canais, barragens, estações de bombeamento de água da transposição seriam construídos justo onde moravam. A negociação do Ministério da Integração com os proprietários prevê a troca por moradias em vilas como o Núcleo Habitacional Fazenda Salão, em Sertânia. Há 39 casas prontas – com cadeado no portão, teia de aranha e ninguém morando. As casas chegaram a ser sorteadas, mas antes mesmo de serem habitadas trincaram por causa das explosões. A empresa que assumiu o serviço depois que a anterior foi embora está recuperando a única vila produtiva rural de Sertânia para que os desabrigados pela obra voltem a ter o teto prometido pelo governo.

Os moradores da Vila Junco, em Cabrobó, já têm. Luíza Isabel dos Santos, agricultora, até se deu o direito de fazer um jardim. “A água aqui é imensa, eu tenho dó de quem não tem ela. Às vezes tem gente que tem e não sabe usar. Eu uso, mas eu sei usar”, ensina. Depois de uma vida inteira numa casa de taipa no sítio, ela completou setenta anos no lar de alvenaria. Fez um rebaixamento de gesso no teto, mas ainda cultiva o hábito de cozinhar a lenha, embora tenha fogão a gás. Só ficou triste quando as fendas começaram a aparecer. “Aquela lá rachou de lá até aqui que eles disse que ia ser difícil reformar”, disse.

O Ministério da Integração se responsabilizou pelo conserto na casa de dona Luíza e em várias outras da vila, que os moradores rebatizaram de Baixio dos Grandes, nome da comunidade de onde tiveram que sair – são 56 unidades, de 99 metros quadrados cada. Como o terreno é grande – tem meio hectare – muita gente já construiu ao lado para os parentes. O Ministério também está ampliando a quadra de esportes e construindo uma praça. Vandeilson Ribeirto, morador, até conseguiu uma vaga de trabalho. “Foi uma reviravolta, porque a gente morava em casas de taipa antigamente, a maioria das pessoas não tinha condição boa e hoje cada um tem sua casinha”, conta. Além disso, cara um recebe um salário mínimo e meio – R$ 939 – a título de manutenção, até receber o lote produtivo prometido.

Explosões da obra causaram rachaduras em várias casas (Foto: Reprodução/TV Globo)

Cada família deve receber um lote de cinco hectares, sendo um já irrigado, 1,5 pronto para ser irrigado pelo produtor e 2,5 de área seca. Não há previsão para entrega desse lotes. A primeira vila construída está habitada desde maio de 2010. O projeto da transposição prevê a construção de 17 para abrigar quase 800 famílias sertanejas. Somente cinco ficaram prontas, cinco estão em obras e as sete restantes ainda estão em processo de licitação.
A vila Baixio dos Grandes tem um posto de saúde que recebe uma enfermeira duas vezes por mês e um médico uma vez por mês. Na escola, estudam 42 crianças – muitas da redondeza. E há a sede da associação de moradores, onde todos participam de cursos de capacitação e qualificação oferecidos pelo ministério. Eles aprendem sobre educação ambiental, associativismo, produção de alimentos. Carla Grazieli foi capacitada para ser uma líder comunitária. Ela diz que não foi fácil para o pessoal que morava afastado na zona rural ter tantos vizinhos por perto, juntar o lixo e esperar o caminhão de coleta, assim como ter que se habituar com a vida sem área para plantar cebola e criar animais. “Está bastante ruim. A comunidade vivia da agricultura, trabalhava na roça. De imediato tá sendo ruim porque a gente tá sem os lotes produtivos, não tem onde trabalhar”, argumenta.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cabrobó tem acompanhado de perto a questão da moradia e a do emprego. Os postos de trabalho sumiram à medida que as obras da transposição foram sendo paralisadas. Hoje, pelos dados do Ministério, há menos da metade da quantidade de trabalhadores que já esteve empregada. “Muitas pessoas têm ido procurar refúgio em Minas Gerais, trabalhando na Vale do Rio Doce. Outros estão fazendo a construção de obras no Recife. Vai o chefe de família, fica a esposa com filhos, recebendo recurso pra que possa tá fazendo a sobrevivência”, conta Marcos Antônio Cavalcante, presidente do Sindicato.

Em Floresta, os moradores do assentamento Serra Negra vivem a expectativa da demolição do posto de saúde. Técnicos do Ministério estiveram lá para negociar. “Ofereceram, no primeiro laudo R$ 18 mil e pouco e no outro foi R$ 22 e pouco. A comunidade não aceitou porque não dava. Queriam botar a responsabilidade da associação para construir e com esse dinheiro a gente não construía”, diz Carmélio de Souza Guerra, presidente da associação do assentamento. O posto, a 65 quilômetros do centro de Floresta, é o mais próximo para 400 famílias da zona rural. Tem médico, dentista e remédios.
As negociações foram suspensas, assim como a obra nos lotes que passam perto do assentamento. Resta, entre um buraco na terra e outro, um cenário esquisito onde antes havia expectativa de vida melhor. Os operários se empenharam para retirar toda a mata. Outros tantos cavaram o canal. A água escorreria entre paredes de concreto. Só que a obra parou e o serviço já feito vai precisar ser novamente executado. “O que a gente esperava quando ouvia falar da transposição era que ia ser uma coisa boa pra comunidade porque a gente tem os melhores solos da região, em Floresta, aqui no assentamento Serra Negra. A gente se sente frustrado porque é muito dinheiro público investido e as obras, abandonadas e paradas”, analisa Manuel Joaquim da Silva, agricultor e coordenador do Sindicato dos Agricultores Familiares de Floresta.

g1.com

terça-feira, 6 de novembro de 2012

MEC atualiza regras do Sisu para adequação à Lei de Cotas


O Ministério da Educação (MEC) atualizou hoje (6) as regras do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), usado por instituições de ensino superior públicas para ingresso de novos alunos. As principais mudanças das regras servem para que o sistema se adeque à Lei de Cotas que estabeleceu reserva de vagas para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas e aos alunos de famílias de baixa renda.
A lei, que entrou em vigor neste semestre, prevê que as universidades públicas federais e os institutos técnicos federais reservem, no mínimo, 50% das vagas para estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública, com distribuição proporcional das vagas entre negros, pardos e indígenas. A lei determina ainda que metade das vagas reservadas às cotas sociais – ou seja 25% do total da oferta – sejam preenchidas por alunos que venham de famílias com renda de até um salário mínimo e meio per capita. As instituições têm quatro anos para se adequar à norma.
O Sisu usará como critério a nota de cada candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No processo seletivo para o primeiro semestre de 2013, valerá a nota do Enem 2012, realizado nos dias 3 e 4 de novembro. A previsão é que as notas sejam divulgas aos candidatos no fim de dezembro.
Pelas regras publicadas no Diário Oficial União, os alunos de escolas públicas serão divididos em dois grupos, segundo a renda familiar: menor ou maior que 1,5 salário mínimo por pessoa.
Esses grupos são separados em mais dois subgrupos, de acordo com a autodeclaração do candidato da cor da pele: os que são pretos, pardos ou indígenas e os demais.  
A reserva de vagas também se estenderá à lista de espera das instituições, que podem ainda aplicar regras de programas próprios de ações afirmativas, desde que os 50% definidos pela lei continuem assegurados.
Caso não haja aprovados suficientes para preencher as vagas destinadas a algum dos subgrupos previstos, elas poderão ser oferecidas aos demais subgrupos, na seguinte ordem de prioridade: primeiro, ao que possui a mesma faixa de renda, depois, a qualquer renda, priorizando os pretos, pardos e indígenas. Se o preenchimento não se der mesmo assim, as vagas são disponibilizadas aos demais candidatos.

TSE deve julgar todos os recursos até 17 de dezembro, diz ministra


Brasília - A presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, disse hoje (6) que a Corte deve julgar todos os recursos pendentes sobre registro de candidaturas até a data da diplomação dos eleitos, no dia 17 de dezembro.
De acordo com a ministra, a projeção é possível devido ao ritmo dos julgamentos até o momento. “Pelo número de decisões até agora, não haverá recursos pendentes. Mas, caso haja, analisaremos as questões pendentes caso a caso”, disse Cármen Lúcia, em entrevista coletiva na sede do TSE no início da tarde.
O TSE recebeu, ao todo, 8,3 mil processos relacionados às eleições municipais deste ano, sendo que 7,7 mil são recursos relacionados a registros de candidatura. Até agora, 5,4 mil processos foram julgados.

Dilma e governadores do Nordeste discutem sobre a seca na sexta


Brasília – A seca na Região Nordeste será discutida na próxima sexta-feira (9) entre a presidenta Dilma Rousseff e governadores da região na reunião da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em Salvador. A previsão é que sejam assinados convênios para obras de prevenção à seca, de acordo com o governador da Bahia, Jaques Wagner, que se reuniu hoje (6) com a presidenta.
“Seguramente todos os governadores vão falar de mais verbas para a seca e creio que todos falarão da situação financeira apertada dos estados, com perda de receita. Acredito que ela vai lá até para ter essa conversa mais direcionada com os governadores sobre a seca”, disse o governador.
Na segunda-feira (5), a presidenta Dilma anunciou a prorrogação por mais dois meses do pagamento do Bolsa Estiagem em razão da seca prolongada na Região Nordeste e no norte de Minas Gerais. Cada família beneficiada pelo programa vai receber mais duas parcelas de R$ 80, totalizando um custeio de R$ 560 e não mais R$ 400.
O governador Jaques Wagner se encontrou com a presidenta em busca de investimentos do governo federal para projetos na área de infraestrutura na Bahia. Os projetos serão analisados pelo governo, segundo ele.
Wagner informou que na próxima quinta-feira (8) participa de reunião marcada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, com governadores para discutir a unificação do  Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS). Ele defende que se crie um modelo de unificação que não desequilibre as regiões mais frágeis. “Você puxar todo mundo para um valor só, a taxa de sacrífico do Nordeste é maior do que a do Sudeste. Então, acho que a gente tem o horizonte de unificar, mas não pode ser em uma pancada só”.
Agência Brasil

Em homenagem a Luiz Gonzaga, Dilma entrega Ordem do Mérito Cultural



 No dia em que o Brasil comemora o Dia Nacional da Cultura, a presidente Dilma Rousseff abriu as portas do Palácio do Planalto para homenagear artistas que contribuíram para a formação cultural do povo brasileiro. Ao todo, 41 personalidades, como Silvio Santos, Hebe Camargo, Herivelto Martins, Jorge Amado, Regina Casé, entre outros, foram agraciados com a Ordem do Mérito Cultural.

Dilma destacou a diversidade cultural brasileira, fruto do processo de miscigenação desde a colonização, como o grande diferencial em relação a outros países. Citando o papel de alguns artistas na vida cotidiana da população, a presidente registrou que eles fazem parte tanto da tradição quanto da vanguarda brasileira.
"Todos nós sabemos que a cultura brasileira é um mosaico muito rico de tradições, de manifestações, de criações e inovações de diferentes etnias e costumes em suas origens. É interessante que não tenhamos um traço hegemônico, e é bom que seja assim. Poucos países do mundo tiveram tanta sorte. E poucos povos do mundo receberam de maneira tão entrenhada e generosa o processo de miscigenação entre os habitantes de diferentes regiões. A pluralidade e a diversidade são grandes trunfos de nossa formação", disse a presidente.
Ordem do Mérito Cultural
Uma das homenagens mais importantes do País, a Ordem do Mérito Cultural recebe indicações feitas pela população através de um formulário online ou pelos correios. Os nomes sugeridos são entregues a uma comissão composta por gestores das secretarias do Ministério da Cultura e por presidentes de diversas entidades vinculadas ao órgão.
A cada edição, um nome relevante para a cultura brasileira é homenageado, e o escolhido para 2012 foi Luiz Gonzaga -- ano de comemoração do centenário de nascimento do "Rei do Baião". Em sua homenagem, a cantora Elba Ramalho e Chambinho do Acordeon, que interpreta Gonzagão no filme Gonzaga, cantaram o clássico do cantor nordestino "Asa Branca".
Segundo o Minc, desde sua criação em 1995, 500 personalidades nacionais e estrangeiras de 60 instituições públicas e privadas já foram condecoradas com a Ordem do Mérito Cultural.
Confira os 41 agraciados com a Ordem do Mérito Cultural 2012:
- Abelardo da Hora (escultor, pintor, desenhista, gravurista e ceramista)
- Aguinaldo Silva (dramaturgo, jornalista e escritor)
- Alceu Valença (cantor e compositor)
- Almir Suruí (ativista dos direitos indígenas)
- Anna Muylaert (cineasta)
- Autran Dourado (escritor) in memoriam
- Breno Silveira (fotógrafo, diretor e cineasta)
- Carlos Alberto Cerqueira Lemos (arquiteto, professor e artista plástico)
- Cleodes Maria Piazza Julio Ribeiro (escritora e diretora do Instituto Memória Histórica e Cultural do Rio Grande do Sul)
- D. Ifigênia (quilombola) in memoriam
- Dener Pamplona de Abreu (estilista) in memoriam
- EDISCA (Escola de Dança e Integração Social para Crianças e Adolescentes)
- Elba Ramalho (cantora)
- Fafá de Belém (cantora)
- Felipe Schaedler (chef)
- Fundarte (Fundação Municipal de Artes de Montenegro)
- Hebe Camargo (apresentadora, cantora e atriz) in memoriam
- Herivelto Martins (cantor e compositor) in memoriam
- Irmãos Campana (designers)
- Isay Weinfeld (arquiteto)
- Ismail Xavier (ensaísta, crítico de cinema, professor e escritor)
- Jorge Amado (escritor) in memoriam
- José Sarney (político, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras)
- Marieta Severo (atriz)
- Mário Schenberg (físico, político e crítico de arte) in memoriam
- Martha Medeiros (escritora)
- Mazzaropi (ator) in memoriam
- Miguel Takao Chikaoka (fotógrafo)
- Milton Guran (antropólogo e fotógrafo)
- Movimento Gay de Minas
- Museu Histórico Nacional
- Museu de Valores do Banco Central
- Olodum (bloco afro)
- Orlando Orfei (domador, pintor, escritor, dublê de cinema, empresário circense e músico)
- Orquestra Popular Bomba do Hemetério
- Paulo Goulart (ator)
- Plínio Marcos (dramaturgo, ator e jornalista) in memoriam
- Raquel Trindade (ativista da cultura negra)
- Regina Casé (atriz)
- Rose Marie Muraro (escritora, intelectual e feminista)
- Silvio Santos (empresário e apresentador)
fonte:terra

Enem 2012

RESULTADOS ENEM

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico www.inep.gov.br, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas, ou seja, no dia 7 de novembro de 2012.
Os participantes podem acessar os resultados individuais do Enem 2012, no dia 28 de dezembro de 2012, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha